Tendo em vista o processo de desenvolvimento mercadológico e todas as mudanças que aconteceram nas mais diversas áreas e setores da sociedade nos últimos anos, são nítidas as razões e os fatores que fizeram o novo perfil do consumidor características completamente distintas do que encontrávamos alguns anos atrás, por exemplo.
Os cenários mudam rapidamente e em um curto espaço de tempo — pode ser apenas um intervalo de três, quatro ou cinco anos — é mais do que suficiente para encontrarmos um outro padrão de consumidor, com características diferentes e que demandam abordagens e métodos específicos de relacionamento.
O consumidor contemporâneo é mais ágil, está conectado 24 horas por dia e tem acesso à informação de forma mais democrática e rápida, encontrando o conteúdo que precisa facilmente e quase de forma instantânea, através de uma pesquisa na internet feita diretamente pelo seu smartphone ou computador. Em relação às necessidades mercadológicas e de consumo, até o segmento de produto mais simples apresentará muitas opções de marcas, variabilidade de preços, diferentes discursos e valores associados, além de benefícios particulares, aumentando a concorrência e dando liberdade para as pessoas escolherem entre as opções disponíveis.
Além disso, as prioridades dos consumidores atuais e a forma de se relacionar com conteúdos comerciais também não são mais as mesmas. O perfil do consumidor atual é menos ingênuo e mais exigente. Eles encontraram, através de mídias sociais como o Facebook e o Instagram, um espaço amplo de voz e que também torna possível encontrar e se unir com outros consumidores em prol de um objetivo comum, que pode ser positivo ou negativo para as empresas.
Por esses e outros motivos as empresas envolvidas com o mercado imobiliário precisam estar atentas às novas exigências dos consumidores e aos novos métodos de relacionamento e de comunicação utilizados por eles, para realizar um trabalho eficaz e que realmente trará resultados positivos.
A internet vem proporcionando, além de incontáveis benefícios e facilidades aos consumidores, um espaço mais aberto, em que o consumidor encontra liberdade para reclamar ou questionar o que não lhe agrada. Esse é um cenário muito diferente de períodos anteriores, onde os consumidores só tinham os meios de comunicação de massa como fonte de informação e que não davam tanta voz às opiniões e direitos dos consumidores.
As mídias sociais se tornaram espaços democráticos e empoderadores onde é possível, rapidamente, ao realizar apenas uma publicação crítica e que esteja associada a uma marca ou serviço específico, é possível causar um grande impacto nas vendas e na imagem da empresa. Inclusive esse impacto, muitas vezes, podem nunca ser revertidos.
Além disso, são espaços para buscar informações antes de efetivar uma compra e compartilhar experiências com outros consumidores da marca e se unir positivamente ou negativamente em prol de um objetivo.
Esse empoderamento já enraizado no perfil do consumidor contemporâneo pode causar grandes impactos nos negócios das empresas, seja positivamente ou negativamente.
Notícias que prejudiquem a imagem das empresas podem diminuir consideravelmente o número de vendas e representam um grande risco à vida da empresa podendo, inclusive, causar danos não solucionáveis.
Entretanto, impactos positivos para as construtoras também podem acontecer. A partir de um trabalho digital bem executado é possível atrair ainda mais clientes, aumentar o volume de vendas, melhorar o relacionamento com os consumidores e fazer com que a empresa esteja presente, ainda que de forma sutil, na vida dos clientes.
Mas você acredita que o seu negócio está preparado para lidar com o perfil do consumidor contemporâneo e realmente conseguirá se comunicar com eles e vender?
É necessário, antes de tudo, entender completamente o perfil do consumidor que sua construtora ou incorporadora deseja atingir. Dessa forma você saberá com quem exatamente sua empresa precisa falar e quais são os métodos certos para executar bem esse relacionamento.
Após traçar todo o comportamento e entender as especificidades do perfil, é preciso alinhar o seu planejamento e estratégias de vendas às particularidades deste consumidor. Todos os pontos devem ser levados em consideração nesse processo, desde os tipos de divulgação que vêm sendo realizados, até os canais de atendimento e relacionamento que vêm sendo oferecidos aos clientes. Dessa forma será possível desenvolver um planejamento de vendas mais assertivo.
No cenário de empoderamento dos consumidores também é fundamental criar um relacionamento contínuo entre os consumidores e as empresas, através das mídias sociais. Alimentar conteúdos pertinentes aos serviços da empresa, aos interesses dos consumidores e ter atenção aos feedbacks gerados na comunicação é muito importante para proporcionar valor ao conceito da marca e ao relacionamento com os clientes.
Abrir mão das formas tradicionais pode ser algo difícil, mas é primordial para realizar um trabalho bem sucedido e que trará um excelente retorno. Afinal, não adianta querer novos resultado fazendo as mesmas coisas, né?
Sabendo que os avanços tecnológicos tiveram um forte impacto nas mudanças no perfil do consumidor contemporâneo e que, atualmente, boa parte da jornada de compra vem do âmbito online, é fundamental ter uma agência que entende do assunto para executar um trabalho competente e desenvolver estratégias eficazes.
Em um cenário onde o consumidor está cada vez mais empoderado, ter um trabalho digital sendo realizado por profissionais também elimina as chances da imagem da marca ter algum tipo de complicação, por consequência de conteúdos ou discursos mercadológicos que não estejam adequados aos valores dos clientes.
Esse artigo do Blog da Locomotive, sobre o perfil do consumidor imobiliário contemporâneo e o impacto que as mudanças de interesse dos consumidores têm nas vendas e faturamento das empresas, foi esclarecedor o suficiente para você? Há algum tema que você gostaria de entender mais detalhadamente em um artigo aqui no blog? Comenta aqui embaixo, nós queremos saber!